UM OUTRO MUNDO NO MUNDO DA ESCOLA: ESCOLARIZAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL DE JOVENS, FILHOS DE CATADORAS DE UM LIXÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com um grupo de jovens, filhos de catadoras de um lixão da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre escolarização e vulnerabilidade social nas trajetórias escolares de 09 jovens de 15 a 18 anos, a partir dos depoimentos de suas mães, catadoras do lixão de São Gonçalo. As análises se apoiaram em Pierre Bourdieu e autores do campo da Sociologia da Educação que investigam a escolarização e sua relação com a origem social dos indivíduos. A pesquisa apontou que esses jovens apresentam percursos escolares acidentados, o que demonstra que a escolarização de frações muito pobres da população é um desafio para o campo da Educação no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-02
Edição
Seção
Artigos