Espacialidades do sucesso

dizeres sobre a voz de sucesso tocantinense na revista eletrônica CI-Comunica

Autores

Palavras-chave:

Discurso do sucesso tocantinense, Espacialidades do sucesso, Discurso de resistência

Resumo

Neste artigo, analisa-se como a mídia molda os sentidos de sucesso no Tocantins a partir de sintagmas como “canções inesquecíveis” ou “canções que encantam”. Examina-se também como os sentidos de uma “voz de sucesso” é construída e disseminada pelas várias redes de dizeres sobre a voz de sucesso tocantinense. Para tal empreendimento investigativo, retoma-se a noção de espacialidade de sucesso (Boucher; Soares, 2023) e de outros princípios e procedimentos da Análise do Discurso capazes de viabilizar o fazer analítico acerca do discurso do sucesso. Mais especificamente, para a construção desse ferramental teórico-metodológico, mobilizam-se as noções de pré-construído do sucesso (Soares, 2018a), de interdiscurso e intradiscurso, de formações imaginárias e de formações discursivas, visando rastrear e mapear as espacialidades constitutivas do sucesso. Como resultado, espera-se responder como é discursivizada a voz tocantinense a partir da notícia “De Filadélfia: compositor do Tocantins escreve canções inesquecíveis”, publicada no dia 7 de outubro, na revista eletrônica CI-Comunica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião Francisco Boucher, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciatura em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins; Pós-graduado em Análise do Discurso Político e Jurídico pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Psicologia Junguiana pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro; Mestre em Letras com atuação nas áreas de Texto, Discurso e História pela Universidade Federal do Tocantins.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Artigos