Inclusão na perspectiva da prática da cuidadora escolar

Autores

  • João Marcos Messias Miranda Universidade Federal do Piauí
  • José Ribamar Lopes Batista Júnior Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v25.39920

Palavras-chave:

Cuidadora. Letramento. Inclusão

Resumo

A pesquisa toma como foco as práticas das cuidadoras, no contexto da sala de aula. Dessa maneira, ancorados nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2015),  buscamos evidenciar os eventos de letramento que fazem parte da dinâmica interacional estabelecida entre cuidadora e pessoa com deficiência. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo  como participantes três cuidadoras de uma escola municipal de Landri Sales/PI. Os instrumentos utilizados para geração de dados foram: questionário online, coleta de artefatos e observação participante. Os resultados apontam  que os conceitos articulados na prática da cuidadora corporificam um hibridismo entre uma visão especializada e pedagógica. Esse hibridismo, como analisado, influencia nas identidades assumidas pelas cuidadoras. Nessa direção, as cuidadoras assumem os papéis de professora, mãe e professor especialista durante sua atuação. Logo, embora exista uma tentativa para o desenvolvimento de práticas inclusivas, as práticas ainda são muito influenciadas pelo itinerário da educação especial, principalmente no que tange a um atendimento individualizado.

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Publicado

2023-09-02

Edição

Seção

Artigos