A discussão sobre estereótipos culturais como tema de uma Unidade Temática de Português como Língua Adicional em contexto de imersão

Autores

  • Gabriela Werner Vieira Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Elisa Novaski Cordeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2024.v26.38561

Palavras-chave:

Português como língua adicional, Estereótipos culturais, Unidade temática, Material didático

Resumo

Este trabalho se refere a um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras Inglês, no qual as autoras foram orientanda e orientadora. O tema aqui proposto insere-se na área de Linguística Aplicada (LAP) por levantar questões envolvidas à linguagem e ao ensino de português como língua adicional (PLA), de modo a gerar reflexões e problematizar questões culturais relacionadas à elaboração e aplicação de material didático. O objetivo é apresentar uma unidade temática (UT) e seus desdobramentos (LEFFA, 2007; SANTOS, 2014), a partir de sua aplicação para uma turma de alunos estrangeiros participantes do Programa de Extensão Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT). Todos os aprendizes residem no Brasil e, portanto, trata-se de um aprendizado em contexto de imersão. A UT teve como intuito promover, de modo sensível ao grupo, discussões e reflexões em torno de estereótipos culturais. No decorrer do artigo, mostra-se como as atividades foram planejadas e aplicadas, ao passo em que se apresenta uma análise do processo sob a perspectiva da orientanda e estudante de Letras Inglês, autora do presente estudo. Pôde-se concluir que o impacto gerado na turma foi perceptível por meio das discussões e engajamento dos alunos na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Novaski Cordeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Letras pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (2020), na área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: Ensino e Aprendizagem. Mestre em Letras pela mesma instituição (2013), na área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas. Possui especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Graduada em Licenciatura em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes frentes: ensino de língua espanhola, ensino de português para falantes de outras línguas e formação inicial de professores de língua estrangeira no curso de Letras Inglês. Tem interesse nos seguintes temas: ensino de línguas adicionais, ensino de português para falantes de outras línguas e formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais.

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Artigos