A profecia do homem de Deus sobre Betel (1Rs 13,1-2) como instrumento legitimador das ações reformistas de Josias no século VII a.C.

Autores

Palavras-chave:

Josias, Homem de Deus, Betel

Resumo

A perícope de 1Rs 13,1-2 destaca-se como um trecho singular na Bíblia Hebraica. Nela, encontramos as palavras condenatórias de um "Homem de Deus" vindo de Judá contra o altar de Betel, além da introdução, por meio de uma profecia, de um monarca judaíta chamado Josias, que nasceria cerca de trezentos anos após o vaticínio profético, de acordo com a lógica interna da narrativa. Neste artigo, propõe-se a hipótese de que o texto foi escrito no século VII a.C., durante o reinado de Josias, e por isso reflete pressupostos ideológicos condizentes com o momento histórico em que foi composto. Esses pressupostos incluem a condenação de altares fora de Jerusalém para exaltar o Templo hierosolimitano e enaltecer a dinastia davídica por meio de Josias. Como metodologia analítica, será realizada uma pesquisa exegética textual a partir do original hebraico, buscando relacionar o texto de 1Rs 13,1-2 ao contexto de sua produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Carmo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também obteve os títulos de mestre em História e em Ciência da Religião. Possui especialização em História Antiga e Medieval pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciência da Religião pela UFJF. É graduado em História e em Ciência da Religião pela UFJF. E-mail: mateuscarmo.ms@gmail.com

Referências

Allen, M. D. 2012. The Man of God, the Old Prophet and the Word of the Lord: An Exegesis of 1 Kings 13 (Version 1). University of Notre Dame. Disponível em: https://doi.org/10.7274/8p58pc30b2h. Acesso em: 23 abr. 2024.

Bar, Shaul. 2012. “Burning the Bones of the Dead.” Irish Biblical Studies 30 (1): 2–11.

Berger, Peter L. 1985. O dossel sagrado: Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Edições Paulinas.

Berlejung, Angelika. 2009. “Twisting Traditions: Programmatic Absence-Theology for the Northern Kingdom in 1 Kgs 12:26–33 (the ‘Sin of Jeroboam’).” Journal of Northwest Semitic Languages 35 (2): 1–42.

Bíblia Hebraica Stuttgartensia. 1990. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft.

Bosworth, David. 2008. The Story within a Story in Biblical Hebrew Narrative. The Catholic Biblical Quarterly Monograph Series 45. Washington: Catholic Biblical Association of America.

Brueggemann, Walter. 2000. 1 & 2 Kings. Smyth and Helwys Bible Commentary. Macon: Smyth & Helwys Publishing Company.

Carmo, Matheus da Silva. 2024. Josias como um rei exemplar: A formação política do pan-israelismo em Judá durante o reinado de Josias (641–609 a.C.). Orientador: Edson Fernando Almeida. Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora.

———, e Hector Levy. 2023. “O Reino de Judá sob a Influência Egípcia no Século VII a.C.” História em Curso 5 (7): 258–75.

De Moura, Rogério Lima. 2022. Era Moisés um sacerdote sadoquita? A ideologia sacerdotal na construção das figuras de Moisés. Doutorado, Universidade Metodista de São Paulo.

Donner, Herbert. 2017. História de Israel e dos povos vizinhos. São Leopoldo: Sinodal.

Finkelstein, Israel. 2015. O Reino esquecido: Arqueologia e história de Israel Norte. São Paulo: Paulus.

———. 2020. “Jeroboam II’s Temples.” Zeitschrift für die alttestamentliche Wissenschaft 132 (2): 250–65.

———. 2015. “Saul, Benjamin e o Surgimento do ‘Israel Bíblico’: Uma Visão Alternativa.” Caminhando 20 (2): 23–44.

———, e Neil Asher Silberman. 2003. A Bíblia não tinha razão. São Paulo: A Girafa.

———, e Lily Singer-Avitz. 2009. “Reevaluating Bethel.” Zeitschrift des Deutschen Palästina-Vereins (1953–), H. 1: 33–48.

Fohrer, Georg. 2015. História da religião de Israel. São Paulo: Paulus.

Gomes, Jules. 2006. The Sanctuary of Bethel and the Configuration of Israelite Identity. Berlin: Walter de Gruyter.

Gottwald, Norman K. 1988. Introdução Socioliterária à Bíblia Hebraica. 2ª ed. São Paulo: Paulus.

Jones, Paul Hedley. 2021. Anonymous Prophets and Archetypal Kings: Reading 1 Kings 13. London: Bloomsbury Publishing.

Kaefer, José Ademar. 2015. “O Êxodo como Tradição de Israel Norte, Sob a Condução de El e Javé na Forma de Touro Jovem.” Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, 878–906.

———. 2016. Arqueologia das terras da Bíblia. Vol. II. São Paulo: Paulus.

Knoppers, Gary N. 1994. Two Nations Under God: The Deuteronomistic History of Solomon and the Dual Monarchies. Vol. 2. Harvard Semitic Monographs 53. Atlanta: Scholars Press.

Liverani, Mário. 2008. Para além da Bíblia: História antiga de Israel. São Paulo: Paulus.

Long, Burke O. 1984. 1 Kings with an Introduction to Historical Literature. The Forms of the Old Testament Literature 9. Grand Rapids: Eerdmans.

Na’aman, Nadav. 1991. “The Kingdom of Judah Under Josiah.” Tel Aviv 18 (1): 3–71.

Richards, James Johnston. 1996. The Word of the Lord? Re-Reading the Story of the Man of God from Judah. Mestrado, Durham University. Disponível em: https://etheses.dur.ac.uk/5344/. Acesso em: 19 abr. 2024.

Römer, Thomas. 2008. A chamada história deuteronomista: Introdução sociológica, histórica e literária. Petrópolis: Vozes.

———. 2016. A origem de Javé: O Deus de Israel e seu nome. Tradução de Margarida Maria Cichelli Oliva. São Paulo: Paulus.

———. 2017. “The Rise and Fall of Josiah.” In Rethinking Israel: Studies in the History and Archaeology of Ancient Israel in Honor of Israel Finkelstein, editado por Israel Finkelstein, Yuval Gadot e Matthew J. Adams, 329–39. Winona Lake: Eisenbrauns.

Ruiz Torres, Pedro. 2001. “Les Usages Politiques de l’Histoire en Espagne: Formes, Limites et Contradictions.” In Les Usages Politiques du Passé, editado por François Hartog e Jacques Revel, 129–56. Paris: Éditions de l’EHESS.

Schökel, Luis Alonso. 1997. Dicionário Bíblico Hebraico-Português. São Paulo: Paulus.

Sweeney, Marvin A. 2007. I & II Kings: A Commentary. Louisville: Westminster John Knox Press.

Toseli, Cecilia. 2016. O Êxodo como Tradição Fundante de Israel Norte a partir de 1 Reis 12,26–32. Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo.

———, e José Ademar Kaefer. 2015. “Betel e a Tradição de Jacó.” Caminhando 20 (2): 45–57.

Whitelam, Keith W. 1995. “Realeza Israelita: A Ideologia Régia e seus Opositores.” In O Mundo do Antigo Israel, editado por Ronald E. Clements, 119–38. São Paulo: Paulus.

Wilson, Robert R. 1993. Profecia e Sociedade no Antigo Israel. São Paulo: Edições Targumim.

Yoon, Manhee. 2016. The Fate of the Man of God from Judah: A Literary and Theological Reading of 1 Kings 13. Doutorado, University of St. Michael’s College. Disponível em: https://tspace.library.utoronto.ca/bitstream/1807/75520/3/Yoon_Manhee_201611_PhD_thesis.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

(1)
Carmo, M. A Profecia Do Homem De Deus Sobre Betel (1Rs 13,1-2) Como Instrumento Legitimador Das ações Reformistas De Josias No século VII a.C. FDC 2025, 12, 36-63.