O trabalho artesanal do historiador e o produto histórico
reflexões sobre construção de uma história no digital
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.41907Palavras-chave:
Produto Histórico, Oleiro, História Pública Digital, Historiador;Resumo
Este trabalho faz uma provocação para refletimos sobre o papel do historiador na web como produtor de conteúdo. A metáfora do oleiro nos permite compreender, de forma pontual e metódica, todos os estágios da prática dos historiadores para a produção de produtos de história no digital. Nesse sentido, queremos expressar um ponto de vista diferenciado sobre o que produzimos, também incentivar discussões sobre o público e a audiência nas redes sociais e a utilização da história por não profissionais da área. Dessa forma, é importante salientar que todo o trabalho pode ser revisitado, como sugere a metáfora "quebrado e refeito", sem a necessidade de muitos influenciadores, ou seja, produzir por likes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Juniele R.; ROVAI, Marta G. de O. (org.). Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
ARENDES, Cord. What Do We Mean by “Public”?. Public History Weekly, v. 2019, n. 27, 12 set. 2019. Disponível em: https://public-history-weekly.degruyter.com/7-2019-27/what-do-we-mean-by-public/ Acesso: 06 de julho de 2023;
ARENDT, Hannah. “As esferas pública e privada”. In: A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983, p. 59-83.
BARROS, José D.'Assunção. História digital: A historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Editora Vozes, 2022.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei 2630/2020. Propõe a Lei das Fake News. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944 . Acesso em: 06 jun. 2023. Texto Original.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989). Unesp, 1997.
CAUVIN, Tomas. Campo Nuevo, prácticas viejas: promesas y desafíos en la História Pública. Hispania Nova, 1(Extraordinario), 7-51.
CERRI, L. F. Um lugar na história para a didática da história. História & Ensino, Londrina, v. 23, n. 1m p. 11-30, jan./jun. 2017.
CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In. A escrita da história, 1982, p.56-106.
Conferência de Encerramento. In. Jornada de Estudos Históricos, 2º, Laboratório de História Pública UFTM, Uberaba-MG Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jDq1Xfhs-98. Acesso em: 8 setembro 2022.
DA SILVA, Daniel Ferreira et al. A História Pública como ferramenta pedagógica para o Ensino De História. Revista Ensaios de História, v. 22, n. 1/1, p. 157-175, 2021.
DA SILVA, Daniel Ferreira; DE OLIVEIRA, Pedro Henrique Perassi. COMBATES PÚBLICOS E OS HISTORIADORES. Horizontes Históricos, v. 5, n. 2, p. 46-60.
DE ALMEIDA, Juniele Rabêlo; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Introdução à história pública. Letra e Voz, 2011.
DE CARVALHO, Bruno Leal Pastor. Faça aqui o seu login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online. Revista História Hoje, v. 3, n. 5, p. 165-188, 2014.
DE CARVALHO, Bruno Leal Pastor. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos, v. 7, n. 7, p. 35-53, 2016.
DE CARVALHO, Bruno Leal Pastor; TEIXEIRA, Ana Paula Tavares. História pública e divulgação de história. Letra e Voz, 2019.
DE LUCA, Tania Regina, Prática de Pesquisa em História, Editora Contexto, 2020.
DUMOULIN, Olivier. O papel social do historiador: da cátedra ao tribunal. Autêntica, 2017.
FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Conhecimento Histórico do Historiador e outros conhecimentos históricos. Revista Canoa do Tempo, v. 12, n. 01, p. 39-65, 2020.
GRANADO, Helena Ragusa. Influenciadores digitais, base comum curricular e os impactos no ensino de história do nazismo alemão: narrativas em disputas. In: MAIA, Paulo Roberto de Azevedo; RAMOS, Márcia Elisa Teté. Linguagens e narrativas históricas na sala de aula. João Pessoa: Editora do CCTA,2022. p. 69-92.
Jeremias 18:1-6 - ACF - Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/jr/18/1-6. Acesso: 07 de julho de 2023.
KOBELINSKI, M. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. Public History in Brazil. v. 2022, n. 8, 3 nov. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1515/phw-2022-20732. Acesso: 06 de junho de 2023;
NOIRET, Serge (et al). História Pública Digital │ Digital Public History. Liinc em Revista, v. 11, n. 1, 28 maio 2015.
PACI, Deborah; SALVATORI, Enrica. Escritos Históricos Colaborativos. Public History Weekly. 10 (2022) 1. Disponível em: dx.doi.org/10.1515/phw-2022-19325. Acesso: 06 de julho de 2023;
RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 2, n. 2, p. 163-209, 2009.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Editora Universidade de Brasilia. 2001.
SANTHIAGO, Ricardo. A história pública no Brasil entre práticas e reflexões. Revista Observatório. v.3, n.2, abril/junho 2017. Entrevista concedida a Fagno da Silva Soares
SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele R.; SANTHIAGO, Ricardo (org.). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 23-35.
SANTHIAGO, Ricardo. Servir bem para servir sempre? Técnica, mercado e o ensino de história pública. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 135-157, 2019.
SILVA, Daniel Ferreira da. O papel do historiador em meio ao universo digital do YouTube: quanto valem as interações? 2022. 57 f. Monografia (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.Disponível em: https://biblioteca.sophia.com.br/5362/index. asp?codigo_sophia=27602. Acesso em: 26 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Ferreira da SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.