Notas para uma Representação do Cearense entre a Seca e a Migração no final do séc. XIX e Início do Séc. XX

Autores

  • Daniel Barreto Lopes Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha-DPHDM

Palavras-chave:

História, Literatura, Migração

Resumo

No decorrer do séc. XIX uma vasta produção de textos histórico, literário e jornalístico foi produzida de acordo com ideias cientificistas. A fusão entre Literatura e Ciência, denominados “romances/ensaios de tese”, foi um dos meios pelos quais intelectuais realizaram uma escrita denunciativa do presente. Pegando como mote o fato histórico das migrações cearenses e sua adaptação ao território amazônico como um problema social, o intuito do artigo é apresentar duas visões distintas de intelectuais e seus respectivos discursos acerca da condição dos cearenses entre a seca e a migração amazônica: Rodolfo Teófilo e Euclides da Cunha. Ambos os intelectuais apresentam, a partir de seus lugares sociais, uma representação do cearense a partir da visão naturalista-cientificista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, Antônio Alexandre Isidio. Caboclos titânicos no Inferno Verde: Trabalhadores migrantes cearenses entre a história, a memória e a literatura. IX SEMANA DE HISTÓRIA o ensino e a pesquisa de História no Amapá: perspectivas e desafios.

CUNHA, Euclides da. À Margem da História. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Coleções temas brasileiros.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 14ª ed. São Paulo, Nacional, 1976.

HARDMAM, Francisco Foot. A Amazônia como Voragem da História: impasses de uma representação literária. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 29. Brasília, janeiro-junho de 2007, pp. 141-152.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios. 16ª edição. Paz e Terra, São Paulo, 2013.

MORAES, Viviane Lima de. Representações do Migrante: o cearense e a questão do nomadismo no século XIX. São Paulo, Proj. História, v.27, 2003.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 4ª edição. Editora Brasiliense, 1995.

SOUZA, Márcio. Breve História da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

THEOPHILO, Rodolfo. O Paroara. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, 1974.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

(1)
Barreto Lopes, D. Notas Para Uma Representação Do Cearense Entre a Seca E a Migração No Final Do séc. XIX E Início Do Séc. XX. FDC 2022, 8, 256-273.