“Guardião da memória”

A documentação sobre o Corpo de Saúde do Exército no Brasil do século XIX e possibilidades de pesquisa no AHEx-RJ

Autores

  • Vanessa de Jesus Queiroz Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Operação Historiográfica, AHEx-RJ, Corpo de Saúde do Exército

Resumo

Este artigo analisa possibilidades de pesquisa no Arquivo Histórico do Exército- RJ a partir da documentação do Corpo de Saúde da mesma instituição referente aos anos de 1865 a 1867, produzidos durante a Guerra da Tríplice Aliança. Com sustento teórico nos conceitos de Operação Historiográfica, de Michel de Certeau, Memória, de Paul Ricoeur e Epistemologias do Sul, de Boaventura Santos e Paula Meneses, é defendida hipótese que afirma a importância do referido acervo para pesquisas oriundas de motivações voltadas às histórias militar e não militar. Sublinha-se a necessidade de pensar os arquivos militares brasileiros como lugares com rico potencial para fortalecimento dos movimentos de renovação historiográfica, que precisam ser ocupados de forma a cambiar sua imagem de instrumentos restritos ao público militar, masculino e branco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHEx. Arquivo Histórico do Exército (panfleto informativo). Rio de Janeiro, 2022.

BARROS, João José Dorea Polycarpo Cesario de. Oficio afirmando que alguns farmacêuticos desrespeitaram chefe da Repartição de Saúde, 20 de dezembro de 1867. In: BR RJ AHEx RE GP Sal Of. , Folder 01, Pasta 09, Manuscrito, 2 pp.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FERREIRA, Leonardo da Costa; LOUREIRO, Marcello José Gomes; NETO, José Miguel Arias (orgs.). O Legado de Marte. Olhares múltiplos sobre a Guerra do Paraguai. São Paulo: Appris Editora, 2021.

JUNIOR, José Ferreira da Silva. Ofício para o cirurgião-mor do Exercito, Dr. Manoel Feliciano Pereira de Carvalho, com pedido de medicamento feito pelo farmacêutico da 3ª seção do Acampamento. Talá-Corá, 26 de fevereiro de 1866. In: BR RJ AHEx RE GP Sal Of. Pasta 06, Folder 01, Manuscrito, 1 p.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

(1)
Queiroz, V. de J. “Guardião Da memória”: A documentação Sobre O Corpo De Saúde Do Exército No Brasil Do século XIX E Possibilidades De Pesquisa No AHEx-RJ. FDC 2022, 8, 337-355.