História e Relações Internacionais

uma entrevista com o Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti

Autores

  • Dalila Varela Singulane Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carolina Saporetti

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.36359

Palavras-chave:

Entrevista, Relações Internacionais, Patrimônio Cultural, Rodrigo Christofoletti

Resumo

Pensar a dinâmica entre a História e as Relações Internacionais ainda é algo recente dentro da historiografia brasileira e, se hoje vemos um maior aprofundamento das pesquisas, podemos atribuir ao trabalho do Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti. Pesquisando o tema há mais de uma década, suas publicações constituem o principal referencial teórico do campo no Brasil ao abordar como o patrimônio cultural se comporta dentro da interface das Relações Internacionais, sendo um pioneiro na reflexão sobre o conceito de soft power. Em sua longa trajetória de atuação, destacam-se as publicações “Bens Culturais e Relações Internacionais: o patrimônio como espelho do soft power”, “Patrimônio como esteio das relações internacionais: Em questão o Soft Power” e a organização do I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade Urbanos, do qual se originou a obra “World Heritage Patinas: action, alerts and risks”, que reúne pesquisas que tangem toda uma gama de problemáticas e dinâmicas dos patrimônios da humanidade. Atualmente, o pesquisador coordena o Grupo de Pesquisa CNPq “Patrimônio e Relações Internacionais” e orienta diversas pesquisas que abordam o patrimônio cultural enquanto soft power brasileiro, tráfico ilícito de bens culturais e colecionáveis criminogênicos, e os patrimônios da humanidade.

Nesta entrevista, Christofoletti falou sobre o desenvolvimento da temática no Brasil, o panorama atual da atuação da UNESCO e como ele vê a dinâmica entre o Patrimônio Cultural e as Relações Internacionais em meio as mudanças políticas mundiais e a pandemia que atualmente ainda estamos tentando conter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Entrevista com Rodrigo Christofoletti concedida às historiadoras Carolina Saporetti e Dalila Singulane. Juiz de Fora, 5 de novembro de 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

(1)
Varela Singulane, D.; Saporetti, C. História E Relações Internacionais: Uma Entrevista Com O Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti. FDC 2021, 7, 287-294.