Padmaavat (2018)
relações de gênero e nacionalismo a partir da história de uma rainha hindu
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.32144Palavras-chave:
Índia contemporânea, nacionalismo, BollywoodResumo
O presente artigo tem como objetivo explorar as possibilidades de análise do filme Padmaavat do diretor Sanjay Leela Bhansali, que estreou em janeiro de 2018. O filme narra a história da rainha Padmini, uma personagem que supostamente viveu no século XIV e ainda hoje permanece popular no imaginário subcontinente indiano, contudo a produção e exibição do longa metragem gerou uma série de conflitos na sociedade indiana pela forma como essa história foi exibida e em virtude de estar ligada ao seio de diversas comunidades e da identidade nacional. Procuro contextualizar o surgimento dessa personagem e desenvolver três linhas principais de leitura e interpretação do filme, com enfoque no seu processo de politização da narrativa e o seu uso para a manutenção de questões ligadas à gênero, islamofobia e a formação da nação indiana, principalmente no decorrer do século XIX e XX.
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