Entre Lutas e Ações: um estudo sobre a participação dos comunistas no movimento dos trabalhadores em Belo Horizonte em 1950.

  • Camila Gonçalves Silva Figueiredo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista Capes.
Palavras-chave: Trabalhadores, Partido Comunista Brasileiro, Greves

Resumo

Este artigo apresenta conclusões concernentes à pesquisa realizada para desenvolvimento da tese de doutorado. A nossa proposta consiste em analisar a participação dos membros do Partido Comunista Brasileiro do estado de Minas Gerais na realização das greves impetradas pelos trabalhadores das empresas Carris Urbanos e Companhia de Força e Luz, sediadas na cidade de Belo Horizonte. A partir do ano de 1950 os funcionários das referidas empresas impetraram movimentos grevistas com o objetivo de conquistar o abono de natal. As fontes utilizadas para desenvolvimento desta pesquisa consistem em boletins, informes e recortes de jornais que foram coletados no acervo do Departamento de Ordem Política e Social/DOPS que está sob custódia do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte.
Publicado
2019-05-30
Como Citar
(1)
Gonçalves Silva Figueiredo, C. Entre Lutas E Ações: Um Estudo Sobre a participação Dos Comunistas No Movimento Dos Trabalhadores Em Belo Horizonte Em 1950. FDC 2019, 1, 37-59.