Entre a Memória Coletiva e a História da Nação: a construção social da imagem do cachaceiro

Autores

  • Nathália Caroline Dias Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais – Universidade Federal de Juiz de Fora. Esta pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras-chave:

Memória Coletiva, História, Cachaça

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção social de uma imagem típica de rusticidade e simplicidade dos produtores artesanais de Cachaça, os cachaceiros, presente na memória coletiva dos grupos brasileiros e que mantem ligação fundamental com o passado histórico da nação. A Cachaça é a bebida alcoólica produzida a partir da cana-de-açúcar originalmente brasileira e sua história se confunde com a história do próprio Brasil. Sendo assim, a proposta é analisar sociologicamente a relação entre a bebida, sua história e seus produtores. Para tal, a metodologia utilizada consiste na análise qualitativa dos principais conceitos abordados, a saber, memória coletiva, fato social e história. Também foram realizadas análise documental de decretos federais e o estudo de caso do produtor Toni Rodrigues, considerado o maior cachaceiro do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

(1)
Dias, N. C. Entre a Memória Coletiva E a História Da Nação: A construção Social Da Imagem Do Cachaceiro. FDC 2019, 1, 123-149.