De mútua chancela: significados e estratégias do matrimônio escravo para senhores e cativos. Alto Do Termo Da Borda Do Campo – Século XIX

Autores

  • Ana Paula Dutra Bôscaro Mestranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Minas Gerais

Palavras-chave:

Famílias Escravas, Estratégias, Pequenas propriedades

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa ainda em fase de desenvolvimento, cujo principal objetivo consiste na compreensão da presença, importância e significado da família escrava nas pequenas propriedades do Alto do Termo da Borda do Campo, Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, século XIX. Por meio da análise da Lista Nominativa para o ano de 1831, foi-nos possível demonstrar não somente a composição social destas pequenas escravarias, como também constatar e traçar o perfil das famílias cativas encontradas. A análise das famílias presentes nestas pequenas unidades produtivas nos levou a questionar sobre o papel que o matrimônio escravo desempenhou na vida dos senhores e dos próprios mancípios presentes na localidade, bem como tentar compreender se esta foi uma instituição resultante do poder desempenhado por estes pequenos proprietários, estando desta forma subordinada a autonomia senhorial, ou se foi antes, o resultado da afluência de desejos e vontades entre ambos os atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

(1)
Dutra Bôscaro, A. P. De Mútua Chancela: Significados E estratégias Do matrimônio Escravo Para Senhores E Cativos. Alto Do Termo Da Borda Do Campo – Século XIX. FDC 2019, 1, 20-43.