Notícias

Chamada de artigos para dossiê - Arte e política: relações e disputas (século XIX a XXI)

2020-07-14

Com satisfação anunciamos e convidamos pesquisadores a publicarem suas pesquisas em nosso novo dossiê.

Arte e política: relações e disputas (século XIX a XXI)

Organizadoras: Ana Paula Bôscaro, Bárbara Fernandes e Carolina Saporetti (UFJF)

O presente dossiê pretende reunir artigos que versem sobre o tema das relações e das disputas entre objetos artísticos e a política. Neste sentido, estamos interessados em pensar não somente na complexa relação da arte e da história da arte com a política, mas também, refletir sobre a arte enquanto ato político. A disputa em torno dos bens culturais, estátuas e monumentos, conforme podemos perceber nos recentes movimentos ocorridos no mundo, reforçam a importância e atualidade do tema.

Pensamos a arte em seus mais diferentes suportes e formatos, seja em tela, vídeo, esculturas, fotografias, letras. Visamos receber, portanto, trabalhos que reflitam sobre as disputas e relações em torno de assuntos políticos e a arte: por exemplo, temas relativos ao corpo, à raça, gênero, trabalho, censura, usos da arte como forma de legitimação e propaganda etc.

- Os artigos devem ser enviados através da plataforma, na aba SUBMISSÕES

Prazo para submissão: 15 de setembro.

 

Saiba mais sobre Chamada de artigos para dossiê - Arte e política: relações e disputas (século XIX a XXI)

Edição Atual

v. 6 n. 11 (2020): Diálogos transatlânticos: relações e dinâmicas entre Portugal, África e América (séculos XVII a XIX)

Com um tema há muito explorado por grandes nomes da historiografia, o presente dossiê pretender reunir novas contribuições teóricas e metodológicas acerca das relações que se desenvolveram e se dinamizaram nas e entre as margens atlânticas daqueles espaços que um dia fizeram parte do Império Português. Nesse sentido, o dossiê busca refletir sobre os fluxos e os refluxos - no dizer de Pierre Verger - que contribuem para a percepção das dinâmicas dos aparelhos político-administrativos, das economias, dos cotidianos, das relações entre os homens e das manifestações culturais concebidas pelos intercâmbios entre Portugal, África e América entre séculos XVII e XIX.

Publicado: 2020-06-29

Editorial

Dossiê

Expediente

Ver Todas as Edições