Montando um espírito brasileiro:
uma análise do filme À meia-noite levarei sua alma (1964)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46863Palavras-chave:
Cinema, Montagem, Terror, MojicaResumo
O presente artigo propõe uma análise do filme Á Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) sob a ótica de Gilles Deleuze, dividida em três tópicos principais. Primeiro, apresenta-se uma introdução sobre a importância da montagem no cinema, destacando como a edição transcende a mera reprodução da realidade e possibilita novas formas de pensar e sentir. Em seguida, explora-se a montagem espiritual, inspirada pelo expressionismo, que realça a atmosfera emocional e psicológica dos filmes de terror, traçando um paralelo com o impacto dessa técnica na eminência do terror brasileiro. Por fim, realiza-se uma análise do filme A Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), enfocando como a montagem e os elementos expressivos criam uma experiência cinematográfica singular e perturbadora, alinhando-se com as teorias de Deleuze sobre a imagem-tempo e a imagem-movimento.
