Entre a ciência e o espetáculo:
o pós-cinema e a reinvenção do imaginário científico
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.47106Palabras clave:
Pós-cinema, Imaginário científico, Semiótica da cultura, Nietzsche, Tecnologias audiovisuaisResumen
O artigo explora como o conceito de pós-cinema redefine a relação entre ciência, estética e cultura no contexto contemporâneo. A partir de uma abordagem transdisciplinar, fundamentada na semiótica da cultura de Yuri Lotman e na filosofia perspectivista de Friedrich Nietzsche, investiga-se como os sistemas sígnicos do pós-cinema moldam o imaginário científico, reinterpretando suas representações por meio de novas estéticas e tecnologias audiovisuais. Discute-se o impacto de novas práticas audiovisuais na construção do conhecimento científico, destacando as figuras emergentes do pós-especialista e do pós-cientista. O artigo problematiza as tensões entre rigor acadêmico e acessibilidade cultural, propondo que o pós-cinema, ao mesmo tempo que democratiza o saber, pode diluir a complexidade epistemológica. Conclui-se que o pós-cinema reflete e performa o signo Ciência, participando de um processo contínuo de ressignificação no imaginário coletivo que impõem desafios para a formação social e educacional de competências críticas para lidar com os novos paradigmas trazidos pelo pós-cinema.