Ensino de filosofia e o cinema como recurso didático-pedagógico:
uma possibilidade na perspectiva de Antônio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46865Palabras clave:
Ensino de filosofia; Gramsci; Cinema.Resumen
Apesar de essencial, a Filosofia apresentou instabilidade histórica no currículo escolar brasileiro, especialmente durante a Ditadura Militar. A relação entre conteúdo e forma, conforme Gramsci, é central no ensino de Filosofia, exigindo que o docente conecte o saber filosófico ao cotidiano dos alunos. Gramsci considera a educação como um processo histórico e de luta, essencial para que os subalternos se apropriem criticamente do legado cultural humano. Nesse sentido, o uso do cinema como ferramenta no ensino de filosofia apresenta uma abordagem inovadora. Filmes, independentemente de gênero ou orçamento, podem servir como “unidades conceituais” que estimulam o pensamento crítico e filosófico dos estudantes, ampliando as possibilidades metodológicas no ensino da disciplina. Podem contribuir para não só transgredir a hegemonia atual, como também proporcionar o surgimento de uma nova hegemonia.