Do clarão das fogueiras ao brilho das telas:

as projeções de si no cinema indígena

Authors

  • Ricardo Valim Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Filosofia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Participante do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Membro do GET - Grupo de Estudos em Educação, Filosofia e Tecnologias do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • José Benedito de Almeida Jr Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro dos GT's Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Direito, ambos da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Ética, Estética e Política no Iluminismo Francês e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em EaD. https://orcid.org/0000-0001-5801-7284

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46713

Keywords:

Cinema, Representações, Indígenas, Filosofia, Salvador Branco

Abstract

It's no secret to anyone that cinema has a very strong power to disseminate ideas and representations. Its reach can reach the most distant locations due to the ease with which it was adapted to other technologies, such as the internet, for example. In this journey, we can see the appropriation of cinematographic space by contemporary indigenous peoples who seek to produce and disseminate their own artistic creations. Therefore, the objective of the present article is a philosophical analysis of the self-representations of Indigenous peoples through their demarcation of cinematic spaces, in contrast to what was previously carried out by the film industry itself.

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Author Biography

José Benedito de Almeida Jr, Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro dos GT's Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Direito, ambos da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Ética, Estética e Política no Iluminismo Francês e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em EaD.

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Ética e Filosofia Política. Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro dos GT's Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Direito, ambos da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Ética, Estética e Política no Iluminismo Francês e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em EaD.

Published

2025-06-22

How to Cite

Valim, R., & Almeida Jr, J. B. de. (2025). Do clarão das fogueiras ao brilho das telas:: as projeções de si no cinema indígena. Revista Ética E Filosofia Política, 1(28), 178–197. https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46713