O que é e qual é o lugar do transcendente na filosofia? Uma nota a partir de G. W. F. Hegel
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2021.34874Abstract
O termo transcendência tem conotações fortemente dualistas na concepção do senso comum, na qual ele é oposto de maneira dualística à imanência. Consequentemente, tanto concepções populares quanto especializadas do transcendente atribuem-no ao celestial, supramundano ou espiritual, e, portanto, matéria do discurso poético ou religioso. Ao passo em que este entendimento usual do termo justificou (historicamente) e é de fato incompatível com as tentativas de domesticação ou eliminação da metafísica da meditação filosófica contemporânea, outras significações são possíveis. Uma famosa e bem-sucedida visão sobre a transcendência é a hegeliana, segundo a qual a transcendência não apenas é constituída intersubjetivamente como a universalidade das coisas como também dialeticamente codependente do concreto e do imanente.
Palavras-chave: Transcendente; Objetividade; Concretude; G. W. F. Hegel.