Ensino de filosofia e o cinema como recurso didático-pedagógico:

uma possibilidade na perspectiva de Antônio Gramsci

Autores

  • Georgio Famarion Rodrigues Lacerda UFPI
  • Pedro Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46865

Palavras-chave:

Ensino de filosofia; Gramsci; Cinema.

Resumo

Apesar de essencial, a Filosofia apresentou instabilidade histórica no currículo escolar brasileiro, especialmente durante a Ditadura Militar. A relação entre conteúdo e forma, conforme Gramsci, é central no ensino de Filosofia, exigindo que o docente conecte o saber filosófico ao cotidiano dos alunos. Gramsci considera a educação como um processo histórico e de luta, essencial para que os subalternos se apropriem criticamente do legado cultural humano. Nesse sentido, o uso do cinema como ferramenta no ensino de filosofia apresenta uma abordagem inovadora. Filmes, independentemente de gênero ou orçamento, podem servir como “unidades conceituais” que estimulam o pensamento crítico e filosófico dos estudantes, ampliando as possibilidades metodológicas no ensino da disciplina. Podem contribuir para não só transgredir a hegemonia atual, como também proporcionar o surgimento de uma nova hegemonia.

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Lacerda, G. F. R., & Santos, P. P. dos . (2025). Ensino de filosofia e o cinema como recurso didático-pedagógico:: uma possibilidade na perspectiva de Antônio Gramsci. Revista Ética E Filosofia Política, 1(28), 243–264. https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46865