Do clarão das fogueiras ao brilho das telas:

as projeções de si no cinema indígena

Autores/as

  • Ricardo Valim Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Filosofia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Participante do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Membro do GET - Grupo de Estudos em Educação, Filosofia e Tecnologias do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • José Benedito de Almeida Jr Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro dos GT's Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Direito, ambos da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Ética, Estética e Política no Iluminismo Francês e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em EaD. https://orcid.org/0000-0001-5801-7284

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46713

Palabras clave:

Cinema, Representações, Indígenas, Filosofia, Salvador Branco

Resumen

Não é segredo para pessoa alguma que o cinema tem um poder de difusão de ideias e representações muito forte. Seu alcance pode chegar aos locais mais distantes pela facilidade com que foi adaptado para outras tecnologias, como a internet, por exemplo. Nota-se neste percurso a apropriação do espaço cinematográfico por parte dos povos indígenas contemporâneos que buscam produzir e difundir suas próprias criações artísticas. Por isso, objetiva-se no presente artigo uma análise filosófica das representações de si dos povos indígenas a partir de sua demarcação de espaços cinematográficos em contraposição ao que no passado foi realizado pela própria indústria cinematográfica.

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Biografía del autor/a

José Benedito de Almeida Jr, Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro dos GT's Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Direito, ambos da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Ética, Estética e Política no Iluminismo Francês e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em EaD.

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Ética e Filosofia Política. Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro dos GT's Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Direito, ambos da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Ética, Estética e Política no Iluminismo Francês e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em EaD.

Publicado

2025-06-22

Cómo citar

Valim, R., & Almeida Jr, J. B. de. (2025). Do clarão das fogueiras ao brilho das telas:: as projeções de si no cinema indígena. Revista Ética E Filosofia Política, 1(28), 178–197. https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46713