Conhecimento dos estudantes do ensino secundário sobre a reanimação cardiopulmonar: protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2024.v10.43388

Resumo

Objetivo: Mapear a evidência científica disponível sobre o conhecimento dos estudantes do ensino secundário em reanimação cardiopulmonar. Metodologia: Protocolo de revisão de escopo, que seguiu a metodologia do Joanna Briggs Institute e as recomendações do PRISMA-ScR. Foram incluídos estudos com abordagem quantitativa, qualitativa ou mistos. A pesquisa realizou-se nas bases de dados: CINAHL; Medline Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; MedicLatina (via EBSCO) em dezembro de 2023. Foram utilizados os descritores conhecimento, estudantes, ensino secundário, reanimação cardiopulmonar em português, inglês e espanhol e sem limite temporal. A triagem dos estudos foi realizada através da leitura do título e resumo, posteriormente foi realizada a leitura na íntegra por dois revisores independentes que farão a extração e síntese dos dados. Recorrer-se-á a um terceiro revisor em caso de discordância. Desenvolveu-se uma tabela de evidências construída pelos investigadores para o efeito. Pesquisa registada na plataforma Open Science Framework (DOI10.17605/OSF.IO/V9X5N).

ABSTRACT

Objective: To map the available scientific evidence on secondary school students’ knowledge of cardiopulmonary resuscitation. Methodology: Scope review protocol, according to the Joanna Briggs Institute methodology and PRISMA-ScR® recommendations. Studies with a quantitative, qualitative or mixed approach are included. The research was carried out in the following databases: CINAHL ®; Medline Complete ®; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive ®; MedicLatina ® (via EBSCO) in December 2023. The descriptors were used Knowledge, students, secondary education, cardiopulmonary resuscitation were used in Portuguese, English and Spanish and without time limit. The screening of studies was carried out by reading the title and summary, then the full reading was carried out by two independent reviewers who will extract and synthesize the data. A third reviewer will be used in case of disagreement. An evidence table constructed by the researchers was developed for this purpose. Search registered on the Open Science Framework platform (DOI10.17605/OSF.IO/V9X5N).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-03-11

Como Citar

da Silva, A. V., Agostinho, A. C. da S. P. M., Alexandre, A. de O., Silva , C. G. dos S., Matos, M. M., da Silva , M. S. G. O., & Ferreira, M. M. S. V. (2024). Conhecimento dos estudantes do ensino secundário sobre a reanimação cardiopulmonar: protocolo de revisão de escopo. Revista De Enfermagem Da UFJF, 10(1). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2024.v10.43388

Edição

Seção

Protocolos de Revisão