Processo de formação de roda de conversas com jovens
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2023.v9.40899Resumen
Objetivo: Relatar a experiência de um processo de formação de roda de conversas com jovens. Método: Relato de experiência do tipo descritivo, realizado conforme a pesquisa participante. O cenário foi a cidade de Diamantina, Minas Gerais, Brasil e a experiência foi realizada a partir da formação de rodas de conversa com jovens pautadas no diálogo. Esta foi a ferramenta primordial de maneira a valorizar a escuta e a participação dos jovens envolvidos no processo como elemento central da experiência. Resultados: A roda de conversa culminou em um espaço onde os jovens puderam se expressar e destacar seus sentimentos, permitindo um diálogo entre os sujeitos. Considerações finais: Relatar essa experiência pode ser uma forma de socializar e mostrar como é possível desenvolver grupos participativos, que podem impactar no bem-estar das pessoas. Além de contribuir no desenvolvimento das ações de enfermagem e demais profissionais da saúde em âmbito coletivo e comunitário.
ABSTRACT
Objective: To report the experience of a training process of a conversation circle with young people. Method: Experience report of the descriptive type, carried out according to the participant research. The setting was the city of Diamantina, Minas Gerais, Brazil, and the experience was carried out based on the formation of conversations with young people based on dialogue. This was the primary tool in order to value the listening and participation of the young people involved in the process as a central element of the experience. Results: The conversation wheel culminated in a space where young people were able to express themselves and highlight their feelings, allowing for a dialogue between the subjects. Final considerations: Reporting this experience can be a way to socialize and show how it is possible to develop participatory groups that can impact people's well-being. In addition to contributing to the development of nursing and other health professionals' actions in collective and community settings.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Danielle Mendes da Conceição, Ana Paula Azevedo Hemmi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.