Avaliação do Conhecimento, Atitude e Prática dos enfermeiros da atenção básica sobre Plano de Parto
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2023.v9.40302Resumen
Objetivo: Avaliar o conhecimento, atitude e prática de enfermeiros da atenção básica sobre o plano de parto, antes e após um curso de aprimoramento sobre atenção pré-natal. Metodologia: estudo metodológico desenvolvido em quatro etapas: elaboração de um instrumento para avaliação dos enfermeiros por meio do inquérito do conhecimento, atitude e prática; validação de conteúdo do instrumento construído; aplicação do instrumento aos enfermeiros que atendem pré-natal; reavaliação dos enfermeiros por meio de nova aplicação do instrumento após curso de aprimoramento dos profissionais. Resultados: O instrumento foi construído por uma equipe de pesquisadores, sendo validado por oito juízes especialistas com Índice de Validade de Conteúdo de 0,93. Na aplicação dos instrumentos aos enfermeiros da atenção básica, o conhecimento se manteve adequado nos dois inquéritos realizados. Houve uma melhora considerável na atitude dos enfermeiros após curso de aprimoramento. Conclusão: Conclui-se que o instrumento construído possui validade de conteúdo para avaliar enfermeiros que atendem pré-natal de baixo risco sobre plano de parto. Implicações para a prática: O conhecimento adequado do enfermeiro para construção do plano de parto pode melhorar a assistência prestada a saúde materno-infantil.
ABSTRACT
Objective: To evaluate the knowledge, attitude and practice of primary care nurses regarding the birth plan, before and after an improvement course on prenatal care. Method: methodological study developed in four stages: elaboration of an instrument for the evaluation of nurses through the inquiry of knowledge, attitude and practice; content validation of the constructed instrument; application of the instrument to nurses who provide prenatal care; reassessment of nurses through a new application of the instrument after a professional improvement course. Results: The instrument was built by a team of researchers and validated by eight expert judges with a Content Validity Index of 0.93. In the application of instruments to primary care nurses, knowledge remained adequate in the two surveys carried out. There was a considerable improvement in the nurses' attitude after the improvement course. Conclusion: It is concluded that the constructed instrument has content validity to evaluate nurses who provide low-risk prenatal care regarding the birth plan. Implications for practice: The adequate knowledge of the nurse to construct the birth plan can improve the assistance provided to maternal and child health.
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