Efetividade da simulação realística no ensino de cuidados paliativos em enfermagem: estudo randomizado
Não se aplica
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.32120Resumen
Objetivo: Avaliar a efetividade da estratégia da simulação realística no ensino de cuidados paliativos entre estudantes de enfermagem.
Métodos: Ensaio randomizado controlado. Participaram 23 estudantes de enfermagem; 12, no grupo controle, que realizou pré-teste, palestra e pós-teste; 11, na intervenção, grupo com pré-teste, palestra, simulação realística e pós-teste.
Resultados: Os dados relacionados à média de respostas corretas no pré-teste com o pós-teste apresentaram significância estatística (p = 0,029). Na comparação entre as médias de sucessos com e sem simulação, apenas a não simulação foi significativa (p = 0,044) e para os participantes que realizaram a simulação não houve significância (p = 0,391).
Conclusão: A estratégia da simulação realística foi efetiva no ensino de cuidados paliativos entre os graduandos, evidenciado pelo escore positivo entre um primeiro e o segundo momento quando avaliados por meio de um teste cognitivo.