Implantação de um Modelo de plano de parto em uma Maternidade de risco Habitual em Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2018.v4.14027Resumen
Objetivo: implantar um modelo de plano de parto em uma maternidade pública, durante a consulta de pré-natal na 37ª semana de gestação. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com
a finalidade de integrar conhecimentos teórico-prático na solidificação, padronização e implantação de um instrumento institucional, o período de desenvolvimento da pesquisa foi de fevereiro/2017 a janeiro/2018.
A aplicação do instrumento elaborado ocorreu entre os meses de outubro e novembro/2017. Resultados: Foi possível identificar que a aplicação de um modelo já estruturado de plano de parto abrange as necessidades da
mulher, auxilia na orientação dos profissionais, identifica o cuidado ofertado pela maternidade e uniformiza as orientações, mantendo as escolhas e os desejos da gestante dentro do que a instituição tem a oferecer. Conclusão:
O instrumento implantado é de fácil aplicabilidade, promove melhora no registro das orientações, promove a discussão e o planejamento pela mulher, a participação do acompanhante no cuidado e funciona como um guia profissional para a consulta mantendo o foco do atendimento.