Sustentabilidade das novas diretrizes curriculares para Enfermagem e o papel de coordenadores de curso

Autores

  • Jackeline Cristiane Santos Doutoranda em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Mara Regina Lemes de Sordi Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.26022

Resumo

Objetivo: Relacionar a concepção de refração proposta por Goodson e Rudd quanto ao papel dos coordenadores de curso na construção da sustentabilidade das novas diretrizes curriculares para a graduação em Enfermagem. Metodologia: O texto foi produzido a partir de leituras do educador Ivor Goodson, durante a disciplina Práticas Curriculares e Narrativas Docentes, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Resultados: O conceito de refração de Goodson; Rudd ajuda a entender a multiplicidade de fatores que afetam a disposição de atores em processos de implementação de políticas educacionais. Entre esses fatores, destacamos a história de vida dos atores envolvidos no processo, visando a antever como a implementação das novas diretrizes se enuncia para, a partir disso, pensar estratégias de ajuste da política. Considerações finais: Diante disso, recomendamos a construção de espaços para que um número possível de coordenadores construa narrativas acerca de suas histórias de vida.

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Biografia do Autor

Jackeline Cristiane Santos, Doutoranda em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Enfermeira; Doutoranda em Educação (UNICAMP), pesquisadora do LOED (Laboratório de Observação e Estudos Descritivos).

Mara Regina Lemes de Sordi, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadora do grupo de pesquisa LOED (Laboratório de Estudos Descritivos) e da linhha de pesquisa Currículo, Avaliação e Docência.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Santos, J. C., & Sordi, M. R. L. de. (2019). Sustentabilidade das novas diretrizes curriculares para Enfermagem e o papel de coordenadores de curso. Revista De Enfermagem Da UFJF, 5(1), 1–7. https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.26022

Edição

Seção

Artigo de Reflexão