Depressão, ansiedade e estresse em acadêmicos de Enfermagem: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2024.v10.46350Resumo
Objetivo: Verificar a frequência de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em acadêmicos do curso de Enfermagem. Método: Pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo transversal, com amostra de 199 acadêmicos de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Os dados foram coletados através de questionários aplicados, incluindo um questionário sociodemográfico e a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse DASS-21. Resultados: Observou-se uma alta frequência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, os quais variaram entre os níveis moderado e extremamente severo. Verificou-se uma associação significativa entre o uso de ansiolíticos e o aumento do estresse (p=0,043), e a variável depressão esteve mais associada ao sexo feminino (p=0,026), apontando uma maior frequência desse diagnóstico entre mulheres. Conclusão: A alta frequência dos sintomas entre os alunos revelou a necessidade de desenvolvimento de intervenções e suporte adequado por parte da Instituição de Ensino a fim de promover um contexto mais favorável para a saúde mental dos acadêmicos.
ABSTRACT
Objective: Verifying the frequency of anxiety, depression, and stress symptoms among Nursing students. Method: A quantitative, and cross-sectional study was conducted with a sample of 199 Nursing students from a public institution. Data were collected through questionnaires, including a sociodemographic questionnaire and the Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21). Results: A high frequency of symptoms of depression, anxiety and stress was observed, which varied between moderate and extremely severe levels. There was a significant association between the use of anxiolytics and increased stress (p=0.043) and the variable depression was more associated with females (p=0.026), indicating a greater frequency of this diagnosis among women. Conclusion: The high frequency of symptoms among students revealed the need to develop interventions and adequate support from the Educational Institution to promote a more favorable context for the mental health of students.
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