Conhecimento dos estudantes do ensino secundário sobre a reanimação cardiopulmonar: protocolo de revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2024.v10.43388Resumo
Objetivo: Mapear a evidência científica disponível sobre o conhecimento dos estudantes do ensino secundário em reanimação cardiopulmonar. Metodologia: Protocolo de revisão de escopo, que seguiu a metodologia do Joanna Briggs Institute e as recomendações do PRISMA-ScR. Foram incluídos estudos com abordagem quantitativa, qualitativa ou mistos. A pesquisa realizou-se nas bases de dados: CINAHL; Medline Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; MedicLatina (via EBSCO) em dezembro de 2023. Foram utilizados os descritores conhecimento, estudantes, ensino secundário, reanimação cardiopulmonar em português, inglês e espanhol e sem limite temporal. A triagem dos estudos foi realizada através da leitura do título e resumo, posteriormente foi realizada a leitura na íntegra por dois revisores independentes que farão a extração e síntese dos dados. Recorrer-se-á a um terceiro revisor em caso de discordância. Desenvolveu-se uma tabela de evidências construída pelos investigadores para o efeito. Pesquisa registada na plataforma Open Science Framework (DOI10.17605/OSF.IO/V9X5N).
ABSTRACT
Objective: To map the available scientific evidence on secondary school students’ knowledge of cardiopulmonary resuscitation. Methodology: Scope review protocol, according to the Joanna Briggs Institute methodology and PRISMA-ScR® recommendations. Studies with a quantitative, qualitative or mixed approach are included. The research was carried out in the following databases: CINAHL ®; Medline Complete ®; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive ®; MedicLatina ® (via EBSCO) in December 2023. The descriptors were used Knowledge, students, secondary education, cardiopulmonary resuscitation were used in Portuguese, English and Spanish and without time limit. The screening of studies was carried out by reading the title and summary, then the full reading was carried out by two independent reviewers who will extract and synthesize the data. A third reviewer will be used in case of disagreement. An evidence table constructed by the researchers was developed for this purpose. Search registered on the Open Science Framework platform (DOI10.17605/OSF.IO/V9X5N).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandra Vieira da Silva, Andreia Cristina da Silva Pires Melo Agostinho, Andreia de Oliveira Alexandre, Cláudio Gomes dos Santos Silva , Marta Mendes Matos, Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva , Maria Margarida Silva Vieira Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.