Trabalho de Conclusão de Curso praticando pesquisa científica no curso de Enfermagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.3883Resumo
Objetivo: Identificar a percepção do estudante de Enfermagem na pesquisa científica através da análise de artigos científicos disponíveis em bases de dados. Metodologia: Revisão integrativa da literatura com método de análise de Bardin. Foram selecionados 20 artigos que subsidiaram a revisão integrativa, nas bases de dados: LILLACS, SCIELO e BDENF. Resultados: Obtiveram-se três categorias: “A percepção e as dificuldades apresentadas pelo acadêmico de Enfermagem para desenvolver pesquisa científica”; “O processo de formação do profissional de Enfermagem”; “As estratégias de ensino para incentivo do acadêmico à pesquisa científica durante o curso de graduação”. Conclusão: O curso por anos foi visto como processo de cuidar, sem olhar científico e por muitas vezes se calou frente situações que lhe são competentes, não mostrando riqueza e a importância deste profissional. Nota-se ainda que os alunos entendem a importância da pesquisa científica bem como o notável valor que essas atividades agregam ao ensino.
Downloads
Referências
– Campos PFS, Oguisso T. Enfermagem no Brasil – Formação e Identidade profissional pós- 1930. Rer Yendis [Internet]. 2013. V.8. p. 77 – 90.
Freitas SMB, Chaves TL, Carvalho MLS, Costa CRB, Maynart WHC. Dificuldades vivenciadas na construção do TCC: percepção de estudantes egressos de um curso de graduação em enfermagem. 2013. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/anais_senpe/17senpe/pdf/1782co.pdf
Farias FFG, Araújo CS, Carvalho KP, Silva HSA, Dias TEO, Brito SVD. Dificuldades no desenvolvimento das monografias: depoimentos dos alunos concluintes no momento da defesa pública. X encontro de iniciação à docência, 2013. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/1.COMUNICACAO/1CCSADBMT01.pdf
Biscarde DG, Pereira-Santos M, Silva LN. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, n. 48, p. 177-186, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000100177&script=sci_abstract&tlng=pt
Pimenta SG, Anastasiou LGC. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014. P. 267 – 278.Disponível em: https://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/docencianoensinosuperiorpimentaanastasioucavallet
Liston PC, Silva MI. A Importância da Disciplina de Metodologia Científica na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC nos Cursos de Graduação. Revista Científica da Fecra, Costa Rica, Disponível em http://www.fecra.edu.br/controle/paginasrevista/ed1/a_importancia_da_disciplina_de_metodologia_centifica_na _elaboracao_do_trabalho_de_conclusao_de_curso tcc_nos_cursos_de_graduacao.pdf. Acessado em 17/05/2014.
Castro MCA. O Papel da Pesquisa na Formação do Aluno da Graduação. Revista Gestão Tecnológica e Social, São Paulo, v. 1, p.1-15, jul./dez. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2013/0051.pdf. Acessado em 25/07/02017.
Souza, MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v.8, n.1. 2010, p 102-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508 eins-8-1-0102.pdf. Acessado em: 13/11/2017.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
Liberati AADG. Diretrizes metodológicas - elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados; 2014. Disponível em: file:///C:/Users/BRUNA/Downloads/diretriz_metodologia_03.pdf
Erdmann AL, Leite JL, Nascimento KC, Lanzoni GMM. Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de Enfermagem. Esc. Anna Nery - Revista de Enfermagem. 2010; 64(2): 261- 7. Acessado em: 14/01/2018.
Santos BP, Ferreira GB, Soares MC, Meincke SMK. Ensino de Enfermagem no Brasil: do advento do sistema Nightingale ao cenário científico. HIST. ENF. REV. ELETR (HERE). 2014. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol5num2artigo11.pdf
Amaral R. As contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, jan./jun. Disponível em: http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC1/IC16.pdf. Acessado em: 14/01/2018.
Spindola T, Alba LCB, Vinícius RFF, Karla TBD. Facilidades e dificuldades na construção da monografia: o que pensam os graduandos de Enfermagem? Revista Enfermagem UERJ. 2013. Disponível em: http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/6354.