História na estória ou estória na história?
a inferência do acontecimento factual no universo ficcional das tirinhas de Armandinho
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2017.v10.28139Resumo
Este texto analisa a ficcionalização da história e historicização da ficção a partir do cronismo opinativo característico das tirinhas de jornal. O corpus analítico é constituído por tiras da personagem Armandinho, de Alexandre Beck, que aludem à reforma do Ensino Médio e à proposição da PEC que congelaria investimentos em Educação por 20 anos. Busca-se apoio teórico para este estudo no pensamento de Paul Ricouer, Maurice Halbwachs e Michael Pollak.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/