O Teatro Invisível em um evento científico
O caso da mística no Congresso Brasileiro de Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.26595Palavras-chave:
performance, agroecologia, místicaResumo
A agroecologia pode ser compreendida como uma ciência e movimento social que, buscando resgatar saberes e práticas ancestrais, propõe uma outra relação entre o ser humano e o meio ambiente, diferente dos modelos preconizados pela agricultura moderna e a Revolução Verde. Nesse sentido, o chamado diálogo de saberes surge como um paradigma epistêmico capaz de articular conhecimento científico e as diferentes culturas tradicionais. O objetivo deste artigo é investigar o diálogo de saberes agroecológico a partir da observação do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), tomando como cena principal a mística de abertura do evento. Prática comumente associada ao teatro, mas também aos ritos herdados de lideranças religiosas ligadas à Teologia da Libertação, a mística constitui um importante elemento de formação da identidade do grupo dos sem-terra. Assim, neste artigo são retratados, a partir de um relato etnográfico, alguns dos principais momentos e personagens envolvidos na performance de teatro invisível planejado e executado para dar início ao congresso. Conclui-se que a mística revela as disputas políticas presentes no diálogo de saberes agroecológico, atuando como importante elemento de resistência dos movimentos sociais rurais.
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