CHAMADA PARA DOSSIÊ - Edição 2020/01 - "Relações de gênero e sexualidade na cibercultura: sociabilidades, redes digitais e dissidências"

2020-01-15

O prazo para submissão de artigos é até o dia 15 de maio de 2020. As/os interessadas/os devem estar atentas/os às normas de publicação na revista.

Proponentes:

Julia Pessoa Varges

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – UFJF 

Ramon Silva Costa

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação - UFJF

 

Resumo: 

As relações pessoais, econômicas e culturais são cada vez mais perpassadas pelas novas tecnologias digitais. As redes de relacionamento, informação e consumo redimensionaram nossas sociabilidades e relativizaram as limitações de tempo e espaço. Nesse sentido, a presente proposta de dossiê tem como tema as relações de gênero e sexualidade dispostas na cibercultura, compreendendo as interações sexuais e afetivas, as performances de gênero, os movimentos sociais e os processos políticos, educacionais e culturais no ciberespaço. A proposta justifica-se pela necessidade de imersão das Ciências Sociais e Humanas nos temas vinculados aos novos processos de subjetivação, interação e produção nas redes digitais, especialmente no que tange os estudos de Gênero e Sexualidade, que compreendem áreas essenciais para a compreensão de conflitos, disputas de poder, sociabilidades e identidades dissidentes. Assim, objetiva-se fomentar a produção e publicação de pesquisas teóricas e empíricas em temas de relevância para as novas dinâmicas interativas e comunicacionais da atualidade.

Abstract:

Personal, economic and cultural relationships are increasingly permeated by new digital technologies. Relationship, information and consumption networks have resized our sociability and relativized the limitations of time and space. In this sense, the present dossier proposal has as its theme the relations of gender and sexuality arranged in cyberculture, including sexual and affective interactions, gender performances, social movements and the political, educational and cultural processes in cyberspace. The proposal is justified by the need for immersion of the Social and Human Sciences in the themes linked to the new processes of human subjectivation, interaction and production in digital networks, especially regarding the studies of Gender and Sexuality, essencial areas for the understanding of conflicts, power struggles, sociability and dissident identities. Thus, the objective is to promote the production and publication of theoretical and empirical research on topics of relevance to the new interactive and communicational dynamics of today.

Enfoque:

O objetivo é fomentar a produção, discussão e análise de trabalhos sobre temas relacionados às práticas e identidades dissidentes no meio digital. A proposta engloba pesquisas teóricas e empíricas com enfoque em questões acerca dos padrões de gênero, masculinidades e feminilidades, feminismos, movimento LGBTQI+, interações sexuais e afetivas, discriminação e marginalização de pessoas e práticas dissidentes, disputas de poder e processos políticos e educacionais.

Destaca-se que os estudos de gênero e sexualidade se configuram cada vez mais como áreas que emergem novas formas de compreensão sobre a sociedade, as interações humanas e as relações de poder. Isso nos possibilita traçar novos entendimentos sobre nossos corpos, desejos, saberes, prazeres e disputas. Assim, as tecnologias digitais são plataformas essenciais para a observação das relações de gênero e sexualidade na atualidade. As redes de relacionamento, consumo e informação remodelaram nossos sentidos de tempo/espaço e merecem atenção nas produções em Ciências Sociais e Humanas, para que possamos acompanhar e compreender as formas de subjetivação, interação e até mesmo os conflitos dispostos na cibercultura. Esse contexto é o que justifica a presente proposta.

Dessa forma, o dossiê se estrutura a partir de dois eixos:

Eixo 1: Compreende os contextos de interações e performances nas redes digitais. Tem como subtemas as performances de gênero na internet, a exibição da intimidade e os sentidos de privacidade e liberdade nas redes (SIBILIA, 2016), a busca sexual online, as interações sexuais/afetivas, práticas e identidades dissidentes (MISKOLCI, 2017; PELÚCIO, 2016).

Eixo 2: Abordagens acerca das disputas de poder no espaço digital, com enfoque nos processos ciberculturais alinhados à política, educação e movimentos sociais. Este eixo compreende subtemas como femininismos, ciberfeminismo (ALBU, 2017), fake news (MAIA, 2019), gênero, sexualidade e ativismo digital (LOPES; NUNES; VELOSO, 2019).

 

Não deixe de enviar sua contribuição!