Internacionalismo como tema e como projeto de vida - entrevista com Rosana Pinheiro-Machado

Autores/as

  • Leonardo Francisco de Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gustavo Fernandes Paravizo Mira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Danira Morais da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.33245

Palabras clave:

Rosana Pinheiro-Machado, Internacionalismo, Antropologia, Universidade, Intelectual público

Resumen

Acreditar nos espaços de diálogo é uma obrigação em tempos nos quais o negacionismo e o desapreço por informação verificada se fazem presentes na cena pública. Vivenciamos uma inédita pandemia acompanhada do aumento das desigualdades e da pobreza, bem como do crescimento das migrações por guerra e desastres, além da intensificação de conflitos étnico-identitários e de uma significativa descrença nas instituições, com impacto global. Neste cenário onde as ideias e os conflitos parecem ser difíceis de decifrar, a reafirmação do compromisso com a ciência e diversificação dos espaços de debate, especialmente no Brasil, transforma-se em um ato de resistência ante ao obscurantismo rasteiro que tem atrapalhado o entendimento sobre questões centrais para convívio.

Tendo em vista a importância da ciência como instância de análise, debate e crítica da realidade, o corpo editorial da CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais propõe, a partir deste número, uma nova seção dedicada à escuta de pesquisadoras e pesquisadores de renome na cena pública e acadêmica. Nosso objetivo, a partir de entrevistas cuidadosamente elaboradas por nossa equipe, é alargar as fronteiras de discussão de temas de interesse e, ao mesmo tempo, de forma sensível, conhecer as trajetórias e as percepções de figuras relevantes nas Ciências Sociais. Entendemos que a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia têm muito a contribuir na construção de debates acessíveis e qualificados em direção a uma sociedade mais plural, justa e participativa.

A primeira entrevistada escolhida, fruto de um intenso trabalho de curadoria, é a professora Rosana Pinheiro-Machado. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rosana trabalhou em grandes universidades no Brasil e no exterior, como a Universidade de Oxford, e atualmente é professora de Desenvolvimento Internacional na University of Bath, no Reino Unido. Em uma de suas pesquisas mais conhecidas, estudou o circuito de circulação de produtos chineses até sua chegada ao Brasil, via Paraguai. Sua tese ganhou os principais prêmios no Brasil, como o prêmio de melhor tese da Associação Brasileira de Pós-graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e da CAPES. Além disso, se tornou uma das principais vozes acadêmicas, no debate contemporâneo, contra as intransigências do governo Bolsonaro e avanço do conservadorismo e de movimentos antidemocráticos, no Brasil e no mundo.

Ela nos concedeu essa entrevista em novembro de 2020 em um contexto bastante rico, porém turbulento e repleto de acontecimentos importante. No Brasil, logo após o fim do primeiro turno das eleições municipais brasileiras, ainda havia expectativa pela realização das eleições, em segundo turno, de prefeitos e prefeitas nas cidades mais populosas. Entre os nossos vizinhos, fatos importantes também estavam em curso: a Bolívia havia enfrentado a maior tensão desde a deposição de Evo Morales com retorno do MAS à presidência do país; no Chile, o processo de reedição da constituinte havia sido aprovado em plebiscito; nos Estados Unidos, a apuração dos votos na corrida pela Casa Branca, entre Trump e Biden, gerava medo e preocupação. Por meio de chamada de vídeo, Rosana respondeu a uma série de perguntas a respeito de suas pesquisas, sobre o papel da intelectualidade no debate público, sobre as universidades no Brasil e na Europa e também em relação a uma gama de temas como saúde mental na academia, interdisciplinaridade e política contemporânea. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Francisco de Azevedo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Gustavo Fernandes Paravizo Mira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Danira Morais da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Citas

MARINS, Cristina; PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Futuro Pós-Pandêmico: como a mídia tradicional forja um novo indivíduo. Revista Piauí. 9 de outubro de 2020. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/futuro-pos-pandemico>. Acesso em: nov. 2020.

PINHEIRO- MACHADO, Rosana. Precisamos falar sobre a vaidade na acadêmica. In; Blog Rosana Pinheiro-Machado. Fevereiro de 2016. Disponível em: <http://rosanapinheiromachado.com.br/pt/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica>. Acesso em: nov. 2020.

PINHEIRO- MACHADO, Rosana. A guerra na educação piora a já frágil saúde mental nas universidades. The Intercept Brasil. 14 de outubro de 2019. Disponível em <https://theintercept.com/2019/10/14/guerra-universidades-piora-saude-mental>. Acesso em: out. 2020.

PINHEIRO- MACHADO, Rosana. Amanhã vai ser maior: o que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2019.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Francisco de Azevedo, L., Fernandes Paravizo Mira, G. ., & Morais da Silva, D. (2021). Internacionalismo como tema e como projeto de vida - entrevista com Rosana Pinheiro-Machado. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (32), 316–344. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.33245

Número

Sección

Entrevista