O que tem o rock a ver com Bourdieu? Contributos acerca da aplicação da teoria dos campos ao rock alternativo português (1980-2010)

Contributions about the application of the field theory to Portuguese alternative rock (1980-2010)

Autores

  • Paula Guerra FLUP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.31745

Palavras-chave:

produção cultural, rock alternativo, pop rock, campo social, Bourdieu.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar as representações sociais do rock alternativo em Portugal entre 1980 e 2010; parte de uma pesquisa mais ampla sobre os 30 anos de modernização do país (a partir do período pós-revolucionário iniciado em 1974), em que o rock alternativo é considerado uma prática social significativa no âmbito da estrutura social, artística e musical do país. Consideramos que o rock alternativo é um assunto que pode ser iluminado pela teoria dos campos de Bourdieu, que utilizamos para explorar a complexidade das relações que substanciam as estruturas subjacentes (de bandas, músicos, agentes, locais de eventos, editoras e promotores) do rock alternativo português. Os dados utilizados são resultado de uma pesquisa de longo prazo realizada entre 2005 e 2010, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com mais de 200 indivíduos envolvidos nas esferas de produção e publicação do segmento de rock alternativo português.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÉRA, Matthieu; LAMY, Yvon (2003) - Sociologie de la culture. Paris: Armand Colin Éditeur.
BOURDIEU, Pierre (1989) - O poder simbólico. Lisboa: Difel.
BOURDIEU, Pierre (1996) - As regras da arte. Lisboa: Editorial Presença.
BOURDIEU, Pierre (2004) - Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Löic (1992) – Réponses. Paris: Editions du Seuil.
FOWLER, Bridget (1997) - Pierre Bourdieu and cultural theory – critical investigations. Londres: Sage Publications.
XXX (2010).
XXX (2013).
XXX (2016).
HIBBETT, Ryan (2005) - What Is Indie Rock?. Popular Music and Society. Volume 28. N.º 1. 55–77.
MARTIN, Peter J. (1995) - Sounds and society: themes in the sociology of music. Manchester: Manchester University Press.
MENGER, Pierre-Michel (2002) - Le Paradoxe du musicien. Le Compositeur, le melomane et l'Etat dans la société contemporaine. Paris: HARMATTAN.
REGEV, Motti (1994) - Producing artistic value: the case of rock music. The Sociological Quarterly [em linha]. Volume 35. N.º 1. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/4121245. [Consult. 07 de jul. 2020].
REGEV, Motti (2007) - Ethno-national Pop-rock Music: Aesthetic Cosmopolitanism Made from Within. Cultural Sociology. Volume 1. N.º 3. 317–41.
STANKOVIC, Peter (2001) - Appropriating “Balkan”: Rock and Nationalism in Slovenia. Critical Sociology. Volume 27. N.º 3. 98–115.
SZEMERE, Anna (2001) - Up from the Underground: The Culture of Rock Music in Postsocialist Hungary. University Park, PA: Pennsylvania State University Press.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Guerra, P. (2021). O que tem o rock a ver com Bourdieu? Contributos acerca da aplicação da teoria dos campos ao rock alternativo português (1980-2010): Contributions about the application of the field theory to Portuguese alternative rock (1980-2010). CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (32), 135–160. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.31745

Edição

Seção

Dossiês