A concomitância entre estudar e jogar
observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30510Palabras clave:
Ensino Médio; Dupla Carreira; Escolarização; Estudante-Atleta; Futebol;Resumen
O artigo aborda a formação de atletas no futebol de campo e sua relação com a escola, apresentando parte dos resultados obtidos em pesquisa com as categorias de base de dois clubes profissionais de Santa Catariana. Os resultados permitiram observar que a atual formação esportiva no futebol de campo favorece o desenvolvimento do que chamamos de descontinuidade na relação que o atleta constrói com a escola e consequentemente com a sua escolarização. O termo estudante-atleta indica dois papéis sociais compartilhados, o de estudante e o atleta. Os dois papeis são exercidos por meio de atitudes e posturas reconhecidas nas instituições que representam (escola e clube). Quando os juntamos, destacamos que o jovem parece estar na intersecção entre duas formações, uma dupla carreira. São projetos que muitas vezes são apresentados como incompatíveis e não relacionados. Propomos que ambas carreiras possam ser pensadas em sua complementariedade, isto é, uma favorecendo a outra. Para que essa transformação ocorra se faz necessário repensar os objetivos da formação e seu processo de desenvolvimento.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 12.395, de 16 de Março de 2011. Altera as Leis nos 9.615, de 24 de março de 1998, que institui normas gerais sobre desporto, e 10.891, de 9 de julho de 2004, que institui a Bolsa-Atleta; cria os Programas Atleta Pódio e Cidade Esportiva; revoga a Lei no 6.354, de 2 de setembro de 1976; e dá outras providências.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 7.ed – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010.
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. O educar que se repele: um estudo sobre escolarização e profissionalização futebolística em Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Licenciatura, Departamento de Antropologia e Departamento de Sociologia e Ciência Política, UFSC: Florianópolis, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105114>.
DA CONCEIÇÃO. Daniel Machado. Estudante-atleta: caminhos e descaminhos no futebol – entre o vestiário e o banco escolar. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Antropologia e Departamento de Sociologia e Ciência Política, UFSC: Florianópolis, 2014.
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. O estudante-atleta: desafios de uma conciliação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. O desafio de uma conciliação: o estudante-atleta e a descontinuidade na formação escolar. In:___. (ORG) SOARES, Antônio J. G.; CORREIA, Carlus A. J.; MELO, Leonardo B. S. de. Educação do corpo e escolarização de atletas: debates contemporâneos. RJ: 7 Letras, 2016. p. 21-50.
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. Com a bola no pé e o lápis na mão: o estudante-atleta em formação no futebol. In:___. (ORG) WELTER, Tânia; GROSSI, Miriam; GRAUPE, Mareli E. Antropologia, gênero e educação em Santa Catariana. Florianòpolis: Mulheres, 2017. p. 117-137.
DAMO, Arlei. Dom, amor e dinheiro no futebol de espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 23, nª 66, fev. 2008. p. 139-209.
GUBER, Rosana. La etnografia, método, campo y reflexividad. Bogotá: Grupo Editorial, Norma, 2001.
KLEIN, Lucas. Profissionalização e escolarização de jovens atletas de futsal em Santa Catarina. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis, SC: PPGE/UFSC, 2014.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Aprendizaje Situado: participación periférica legítima. New York: Cambridge University Press, 1991.
MENESES, Juan Pablo. Dente de leite S.A.: a indústria dos meninos bons de bola. Barueri, SP: Amarilys, 2014.
SIMMEL, Georg. El extranjero. In.___. El extranjero: sociologia del extraño. Madrid: Ediciones Sequitur, 2012. p. 21-26.
SOARES, Antonio Jorge Gonçalves et al. Mercado, escola e a formação de jogadores de futebol no Brasil. In:___. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16, Salvador, Anais... Salvador, 2009, p. 1-11.
SOARES, Antonio Jorge Gonçalves et al. Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola. Florianópolis: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, out/dez, 2011. p. 905-921
SOARES, Antônio J. G.; CORREIA, Carlus A. J.; MELO, Leonardo B. S. de. Educação do corpo e escolarização de atletas: debates contemporâneos. RJ: 7 Letras, 2016. p. 21-50.
SOUZA, Camilo Araújo Máximo de et al. Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n 30, p. 85-111, dez. 2008.
SCHÜTZ, Alfred. El forasteiro; ensayo de psicología social. In.___. El extranjero: sociologia del extraño. Madrid: Ediciones Sequitur, 2012. p. 27-42.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons