Entre Cinema e Antropologia: parentesco e animismo em “Midsommar”, de Ari Aster

Autores/as

  • Rafael Siqueira Machado Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0003-1459-6856
  • Adrielle Luchi Coutinho Bove Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30202

Palabras clave:

Midsommar, Parentesco, Animismo, Cinema, Antropologia

Resumen

O presente artigo se objetiva em aproximar o cinema da antropologia através do filme Midsommar (2019) de Ari Aster na forma de uma afinidade eletiva, para citar o termo weberiano. A defesa feita aqui é a possibilidade de tratar Midsommar como um material capaz de incitar e retomar diversas problematizações antropológicas acerca do parentesco e animismo na forma de um filme. Reconhece-se aqui que tal proximidade é virtual e constituída a partir da presente reflexão ao tratar o filme como material etnográfico passível de análise, ainda que a referência à antropologia se dê em alguns momentos por intermédio de dois personagens identificados como antropólogos. Ao apresentar a reflexão sobre o parentesco, as questões aqui tangenciadas remetem-se aos temas do parentesco americano, construção e comparação das noções de incesto e a ideia de mutualidade do ser como elemento central no filme.  Já sobre o animismo, este é apresentado tanto como elemento intrinsecamente ligado à questão do parentesco e como um posicionamento ético com implicações comportamentais fundadas em princípios e noções com implicações ontológicas. 

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Citas

Filmografia
MIDSOMMAR. Direção de Ari Aster. Estados Unidos / Suécia. A24; Parts & Labor; B-Reel Films. 2019

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Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Siqueira Machado, R., & Luchi Coutinho Bove, A. (2021). Entre Cinema e Antropologia: parentesco e animismo em “Midsommar”, de Ari Aster . CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (32), 214–236. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30202

Número

Sección

Artigos