CONDICIONANTES SOCIAIS DA DOXA “LIBERAL” NAS CLASSES POPULARES

Autores/as

  • Fábio Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Tomando-se como inspiração um trabalho empírico exemplar de Pierre Bourdieu, As Regras da Arte, no qual o referido autor mobiliza sua teoria para compreender a configuração sociohistórica de um universo social específico, em que as disposições dos agentes em grande medida correspondem às posições ocupadas por eles no espaço social e tendem a ser estruturalmente coerentes com as tomadas de posição observadas, defende-se aqui a rentabilidade heurística de se estudar a visão de mundo “liberal”, corrente em certos estratos de classe que experimentaram recente ascensão econômica no Brasil, associando-a aos demais aspectos das práticas frequentes nesses estratos. Esse esforço implica conceber práticas e representações como estruturalmente integrantes de um estilo de vida correlativo à posição de classe.

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Biografía del autor/a

Fábio Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Ciências Sociais - UFJF

Especialista em Filosogia Moderna e Contemporânea - UFJF

Mestre em Ciências Sociais - UFJF

Doutorando em Ciências Sociais - UFJF

Publicado

2019-05-14

Cómo citar

Ribeiro, F. (2019). CONDICIONANTES SOCIAIS DA DOXA “LIBERAL” NAS CLASSES POPULARES. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17549

Número

Sección

Artigos