A Batalha de Juramidam: O Processo de Cura Religiosa no Santo Daime

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17517

Resumen

O presente trabalho visa uma análise mais detida sobre a cura na religião do Santo Daime, na vertente do ICEFLU (Igreja do Culto Eclético Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo). Para isso, detenho-me na descrição e exame da noção de batalha espiritual – usada pelos nativos para se referir aos trabalhos espirituais com a bebida psicoativa denominada de daime – percebido em termos amplos como um processo de evolução espiritual; e na relevância das mirações (visões provocadas pela bebida e interpretadas pelos nativos como ensinamentos dos seres divinos) e igualmente da peia (mal-estares gerados pela bebida como um castigo simbólico), para a conquista da saúde dos adeptos. Mais especificamente, a questão que se coloca é: de que maneira as experiências de cura vivenciadas nos rituais são pensadas pelos daimistas? A pesquisa foi realizada por meio da observação participante, de julho de 2014 a janeiro de 2016, principalmente na igreja Céu das Estrelas. Além dela frequentei esporadicamente a igreja Luz da Floresta. As duas estão localizadas em Juiz de Fora (MG), no bairro Floresta, muito próximas uma da outra. Privilegiei o ritual de hinário para essa pesquisa, a partir da compreensão do antropólogo Victor Turner no qual os rituais convertem o obrigatório no desejável, devido à ênfase dada por essa religião à ideia de disciplina e ordem; e pela sua perspectiva dos símbolos como polissêmicos, multivocais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Assis Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Bacharel em Ciências Humanas pela UFJF. Cursando graduação em Ciências Sociais e Especialização em Ciência da Religião pela mesma insituitção.

Publicado

2018-02-06

Cómo citar

Vasconcelos, F. A. (2018). A Batalha de Juramidam: O Processo de Cura Religiosa no Santo Daime. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (24). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17517

Número

Sección

Jornada CSO/UFJF