O ENSINO E A DOCÊNCIA DE SOCIOLOGIA SOB O CENÁRIO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Bárbara Nassif Machala Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maurício Sousa Matos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17491

Resumen

O objetivo deste artigo é verificar em que medida o ensino da Sociologia e a contratação de professores licenciados na área poderão ser impactados pela Reforma do Ensino Médio promovida pela Lei n° 13.415/2017. A partir de consulta a documentos e a referências bibliográficas, apresentamos, já na introdução deste artigo, a importância da presença da Sociologia no Ensino Médio. Em seguida, apontamos a situação atual da docência de Sociologia no Brasil e, em particular, em Minas Gerais. Finalmente, analisamos se a Reforma do Ensino Médio poderá solucionar ou aprofundar os problemas relativos ao ensino e à contratação de docentes de Sociologia. Concluímos que a Reforma do Ensino Médio não resolve os fatores que identificamos como negativos na contratação de professores habilitados em Sociologia e no ensino de Sociologia, mas, ao contrário, intensifica-os.

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Publicado

2019-03-20

Cómo citar

Machala, B. N., & Matos, M. S. (2019). O ENSINO E A DOCÊNCIA DE SOCIOLOGIA SOB O CENÁRIO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (28). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17491

Número

Sección

Jornada CSO/UFJF