MULHER DE FÉ SUJEITO DE QUEM: O IMPACTO DA TEOLOGIA FEMINISTA NAS PRESCRIÇÕES DO COMPORTAMENTO FEMININO A PARTIR DE UMA IGREJA LOCAL.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17457

Resumen

As transformações que as lutas femininas têmcausado na sociedade afetam principalmente dois campos, os quais serão especialmente tratados nesse trabalho. Elas inserem-se no campo religioso e no campo político a partir da perspectiva de gênero. Nesse sentido foi analisado como estão acontecendo, ou não acontecendo, astransformações no campo religioso evangélico, especificamente, no que diz respeito à mulher em uma igreja evangélica local. Qual a representação feminina neste tempo, marcado pela diversidade nos discursos e singularidades de uma Teologia Feminista mais fortalecida, dentro da igreja evangélica. A partir da observação das práticas e rituais na igreja evangélica Brasa de Porto Alegre e da análise de entrevistas, foi possível perceber o distanciamento entre o protagonismo feminino buscado pela Teologia Feminista e a representação das prescrições de comportamento esperados das mulheres evangélicas neste espaço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Da Silveira Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Sociologia.

Publicado

2018-01-25

Cómo citar

Borges, A. D. S. (2018). MULHER DE FÉ SUJEITO DE QUEM: O IMPACTO DA TEOLOGIA FEMINISTA NAS PRESCRIÇÕES DO COMPORTAMENTO FEMININO A PARTIR DE UMA IGREJA LOCAL. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (23). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17457

Número

Sección

Jornada CSO/UFJF