GASTO PÚBLICO E PARTIDOS POLÍTICOS: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS (2002-2015)

Autores/as

  • Maycon Rohen Linhares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Vitor de Moraes Peixoto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17443

Resumen

Este trabalho buscou analisar se há diferença entre os partidos políticos, tamanho do eleitorado e região geográfica no volume de recursos públicos municipais alocados no pagamento de Pessoal e Encargos Sociais e nas funções Administração, Assistência Social, Educação, Saúde e Urbanismo. Para isso foi utilizado o método de comparação de médias, que demonstrou diferenças significativas entre as regiões geográficas, o tamanho do eleitorado e os partidos políticos, no que se refere aos percentuais médios destinado a cada uma das cinco funções. Já o gasto com Pessoal e Encargos Sociais apresentou baixa variação entre os partidos políticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maycon Rohen Linhares, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Tutor Coordenador do curso Licenciatura em Pedagogia UniRio/CEDERJ e Tutor Presencial do Consórcio CEDERJ. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF . Bacharel em Administração Pública pela UENF. Participou como bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto "Competição Eleitoral e Desenvolvimento Socioeconômico nos Municípios Brasileiros" desenvolvendo estudos nas áreas de Competição Eleitoral; Máquina Política; Emprego Público e Gasto com Funcionalismo nos Municípios Brasileiros.

Vitor de Moraes Peixoto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e coordenador do curso de Ciências Sociais. Possui mestrado e doutorado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ - 2004 e 2010, respectivamente).Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, sistema político, financiamento de campanhas, accountability, representação e estudos legislativos.

Publicado

2018-10-13

Cómo citar

Linhares, M. R., & Peixoto, V. de M. (2018). GASTO PÚBLICO E PARTIDOS POLÍTICOS: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS (2002-2015). CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (27). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17443

Número

Sección

Pós-Graduação