Domínio cultural, razão instrumental e esclarecimento em Adorno e Horkheimer

Autores/as

  • Maria Célia Silva UNIR, Porto Velho

Resumen

 T. Adorno e Max Horkheimer se dispuseram a analisar não as causas da razão, como o fizeram empiristas e racionalistas, mas em entender os objetivos mais profundos dessa faculdade humana. Para entendê-la fizeram uma retrospectiva histórica, desde os mitos contidos na Ilíada e na Odisseia até os mitos criados pela Modernidade, com o intuito de revelar as artimanhas daquilo que eles denominaram de “Esclarecimento”. Dirão que, ao mesmo tempo em que o esclarecimento é uma tentativa de vitória sobre as forças da natureza e sobre os temores humanos, é, também, uma forma de enclausurar o homem, não este ou aquele pertencentes a uma classe social, mas a humanidadeem geral. Oobjetivo deste trabalho é, pois, é relacionar o conceito de esclarecimento às formas de domínio cultural do homem moderno, buscando explicar até que ponto as sociedades ocidentais são prisioneiras daquilo que elas acreditam ser o grande instrumento de libertação: a Razão.

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Biografía del autor/a

Maria Célia Silva, UNIR, Porto Velho

Mestranda em Estudo Literários pela UNIR

Publicado

2014-06-07

Cómo citar

Silva, M. C. (2014). Domínio cultural, razão instrumental e esclarecimento em Adorno e Horkheimer. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17327

Número

Sección

Artigos Teórico empíricos