Contexto e corporalidade nas pesquisas em educação indígena: algumas reflexões
Resumen
O objetivo deste trabalho será levantar duas questões sobre o processo de Educação em povos indígenas, a partir de um diálogo mais estreito com a Etnologia Indígena (particularmente aquela referente aos índios da família Jê). A primeira se refere à importância do contexto a partir do qual a fala é construída, em relação ao conhecimento transmitido. Dessa forma, busca-se trazer diálogos com autores que trabalham sobre diferentes formas de discurso em áreas indígenas e de que maneira o contexto é peça essencial ao entendimento da mensagem, tanto (ou mais) do que o que é dito, per se. A segunda questão refere-se à construção do corpo e sua relação com os sentidos, entre alguns povos indígenas. Desta maneira, buscar-se-á demonstrar como trabalhar o discurso em certas etnias passa, necessariamente, pela compreensão que esses índios fazem do ouvir, do falar, do ver, dentre outros, em sua relação com determinados órgãos do corpo e com sua compreensão do que seja aprendizado. A metodologia utilizada para tal reflexão, além da revisão da literatura sobre tais assuntos, baseia-se em pesquisa de campo realizada entre os Xavante (MT) ao longo dos últimos anos. Mais do que um exercício de sistematização teórica, o objetivo deste trabalho será o de lançar alguma luz sobre processos referentes a aspectos relacionados às epistemologias indígenas, frequentemente deixados em segundo plano por estudiosos que se dedicam a estudar educação nas aldeias.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Fernandes, E. (2013). Contexto e corporalidade nas pesquisas em educação indígena: algumas reflexões. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17261
Número
Sección
Artigos Teórico empíricos
Licencia
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons