Nudismo, lazer e consumo

Autores/as

  • Eduardo Carrascosa de Oliveira

Resumen

Este artigo analisa o nudismo como uma prática de lazer, e, portanto, portador de uma dimensão lúdica capaz de construir espaços privilegiados para a observação da construção de juízos éticos universais e desenvolver uma comunicação voltada para o entendimento mútuo, pode ser pesquisado sob o prisma da ação comunicativa habermasiana (Habermas, 1987). São feitos
comentários sobre as interpretações que atribuem ao lazer, como atividade inserida na idéia de consumo do tempo livre, uma impossibilidade deste trazer algum benefício emancipatório, pois estaria atrelado ao consumo na sociedade
contemporânea, onde a busca da diversão reproduziria a lógica da competição relativa ao mercado e à produção. Nesta perspectiva, a obra de Habermas, em função da importância que este dá à construção da identidade e à sociabilidade
espontânea, pode contribuir para uma transformação do sentido atribuído ao lazer na pesquisa na área de ciências sociais.

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Publicado

2009-10-23

Cómo citar

Carrascosa de Oliveira, E. (2009). Nudismo, lazer e consumo. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17053

Número

Sección

Artigos Teórico empíricos