Juventude, escolarização e práticas corporais

Autores

  • Renan Santos Furtado Universidade Federal do Pará
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2022.37765

Palavras-chave:

Juventude, Escolarização, Práticas corporais, Educação Física escolar

Resumo

Trata-se de um estudo que visa apontar perspectivas para a escolarização da juventude no âmbito das práticas corporais da Educação Física escolar. Em relação aos objetivos, pretende-se: 1)Apresentar conceitos de juventude e suas conexões com a escolarização por via das práticas corporais da Educação Física escolar e 2) Discutir perspectivas que podem orientar a intervenção pedagógica com a juventude no âmbito das práticas corporais na escola contemporânea. Metodologicamente, faz-se uso da pesquisa bibliográfica de orientação narrativa com base em uma literatura selecionada desde a aproximação entre seu conteúdo e o conteúdo de nossas argumentações. Conclui-se que para além de definições sobre o ser jovem, que focam nos aspectos do desenvolvimento motor e cognitivo, é fundamental que a prática educativa no âmbito da Educação Física escolar desenvolvida com as juventudes na escola contemporânea se conecte efetivamente com as diversas experiências (sociais, culturais, emocionais, sentimentais, espirituais etc.) desses sujeitos, no sentido de projetar o universo das práticas corporais como um meio para a afirmação da identidade juvenil e formação para o exercício de uma cidadania emancipada.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), atuando na coordenação da linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP) e Debates em Educação (UFAL). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações, estudos e investigações na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Furtado, R., & Ferreira Borges, C. N. . (2022). Juventude, escolarização e práticas corporais . CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (35), 56–80. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2022.37765

Edição

Seção

Dossiês