Mostras de design de interiores como espaço de mediação entre projetistas, empresas e público

Um estudo sobre a Casa Cor Paraná

Autores

  • Cláudia Regina Hasegawa Zacar Universidade Federal do Paraná
  • Marinês Ribeiro dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.26530

Palavras-chave:

arte, mediação, espaços culturais

Resumo

Neste texto, temos como objetivo discutir as relações estabelecidas entre diversos sujeitos, instituições e espaços envolvidos na prática de design de interiores, considerando como são mediadas pela Casa Cor Paraná – mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre na cidade de Curitiba desde 1994. Em nosso estudo, utilizamos como principais fontes de pesquisa os anuários e revistas editadas pela organização da mostra entre os anos de 1994 e 2017, bem como o livro Estilo Curitiba: os 20 anos da Casa Cor Paraná. Construímos nossas reflexões em diálogo trabalhos vinculados às disciplinas de História do Design e História da Arquitetura. A partir de nossas análises sobre o contexto de surgimento da mostra, suas características gerais e objetivos, procuramos enfatizar as interrelações estabelecidas entre designers, público visitante e empresas fornecedoras no circuito que envolve o planejamento, produção, divulgação e consumo associado à exposição. Buscamos ainda indicar como a Casa Cor Paraná se apresenta como um espaço privilegiado para lidar com questões relacionadas à configuração de práticas e valores vinculados à cidade e a padrões de moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Como Citar

Hasegawa Zacar, C. R., & Ribeiro dos Santos, M. (2019). Mostras de design de interiores como espaço de mediação entre projetistas, empresas e público: Um estudo sobre a Casa Cor Paraná. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (29), 26. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.26530

Edição

Seção

Dossiês