PERSPECTIVAS SOBRE A MENSTRUAÇÃO: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES NA PUBLICIDADE E NA MILITÂNCIA FEMINISTA ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17450Abstract
Nesta pesquisa, tenho como objetivo construir uma base teórico-metodológica para analisar a representação da menstruação na publicidade veiculada no Brasil, entre 2015 e 2017, bem como o debate fomentado pela produção audiovisual online realizado por militantes feministas nesse mesmo período. Venho neste trabalho explorar referências antropológicas e sociológicas que abordem a representação do corpo feminino em geral e as imposições sociais sobre eles, especialmente através da mídia e que foquem na menstruação e nas suas implicações sociais. Busco compreender a constituição dos estigmas em torno da menstruação e me indago sobre o potencial patologizante que podem exercer. As conclusões desenvolvidas ao longo da pesquisa indicam o quanto os tabus acerca dos corpos femininos ainda exercem grande influência na modelagem de nossos comportamentos: da mulher com o seu próprio corpo e da sociedade em geral com a organicidade do corpo da mulher. Há, de um lado, a militância feminista que problematiza a “patologização” da naturalidade feminina e vem ganhando força cada vez maior, e de outro, a publicidade hegemônica que, em geral, fortalece a rejeição das mulheres de suas “naturalidades”, intensificando o desconhecimento de seus próprios corpos.
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