Reflexões sobre a participação de mulheres na ciência a partir de estudos de casos no curso da Física da UFJF
Abstract
Esta pesquisa diz respeito a temática dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT), principalmente, a Antropologia da Ciência. Interessa aqui, compreender a ciência e tecnologia enquanto práticas sociais, em especial a partir de uma perspectiva de gênero. Em geral, o campo de estudos que abrange ciência, tecnologia e gênero partem do pressuposto de que não é possível compreender a ciência e tecnologia, ignorando o contexto social do sujeito cognoscente. Este artigo debruça-se sob uma pesquisa exploratória onde realizou-se estudos de caso com três alunas do departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – sendo elas estudantes de diferentes níveis acadêmicos: Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Percebeu-se que a inserção de mulheres na ciência produzida no curso de Física da UFJF parece refletir as ambiguidades que acompanham as mulheres em nível nacional no mesmo campo profissional. Notou-se também que há duas formas predominantes de discriminação de gênero no ambiente científico: territorial e hierárquica. Desta forma, a literatura cunhou a expressão “teto de vidro” para indicar as sutis barreiras de fundo discriminatório enfrentadas pelas mulheres ao longo de suas carreiras enquanto cientistas.
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