Consumindo mais do que mercadorias: os bens materiais no universo rock e heavy metal de Juiz de Fora-MG
Abstract
O presente artigo buscou analisar a relação dos bens materiais com os sujeitos pertencentes ao universo do rock e heavy metal da cidade de Juiz de Fora-MG. A análise foi sobretudo a partir das práticas de consumo tidas como costumeiras por esses sujeitos na cidade. A abordagem desse artigo se situa dentro da discussão da antropologia do consumo, no qual os bens de consumo são entendidos como elo de comunicação entre pessoas e grupos. Por meio da etnografia em cinco lojas da cidade, que formam um nicho de mercado especializado para o público que compartilha o gosto musical e assumem um mesmo estilo de vida, foi possível perceber que elas não são apenas espaços para se adquirir os bens como também espaços de socialização e trocas de experiência. Dentre os bens comercializados os que possuem maior destaque são as camisas de bandas, item característico desse universo musical utilizado como marca distintiva entre pares e aos demais sujeitos da sociedade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-25
How to Cite
Bove, A. L. C. (2017). Consumindo mais do que mercadorias: os bens materiais no universo rock e heavy metal de Juiz de Fora-MG. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (20). Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17401
Issue
Section
Artigos Teórico empíricos
License
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons